Psicologia aplicada a administração
A Psicologia Organizacional não se restringe a gestão de pessoas, também dá atenção à saúde do trabalhador e da organização. O psicólogo nesse contexto será majoritariamente uma ponte de comunicação entre os interesses de “patrões e empregados”. A saúde e boas condições de trabalho proporcionadas ao colaborador possibilitarão melhor desempenho e maior satisfação do organismo empresarial e da sociedade.
OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
A ligação de objetivos entre a Psicologia e a Administração abrange possibilidades de promover ganhos de produtividade conjugados com a melhoria da qualidade de vida, por meio da aplicação de suas práticas e conceitos em várias áreas de interesse.
PRINCIPAIS ABORDAGENS EM PSICOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES NA EMPRESA
A psicologia está ligada a empresas, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores ou até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.
AS PRINCIPAIS ÁREAS DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Recrutamento: o recrutamento consiste na procura e atração de candidatos para uma determinada função.
Seleção de Pessoal: consiste na escolha e tomada de decisão do candidato que ocupará o cargo disponível.
Treinamento: ocorrem nas próprias instalações da empresa, em situações normais de trabalho.
Diagnóstico Organizacional: visa proporcionar à organização as condições necessárias para o desenvolvimento e aprimoramento de modo que seu desempenho atinja níveis satisfatórios de eficiência e eficácia.
DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERPESSOAL E GRUPAL
Boa parte das pessoas ainda convivem com problemas de relacionamento dentro da empresa em que trabalham, não podemos generalizar dizendo que todas as organizações têm algum tipo de conflito, causado pelos indivíduos que interagem diariamente no ambiente de trabalho, mas eles existem e podem prejudicar o desempenho da equipe, assim como os resultados esperados pelas empresas. Nem sempre os problemas de relacionamento são visíveis, ficam