Psicologia. Análise o show de Trumna-Behaviorismo
441 palavras
2 páginas
Filme analisado: O show de Truman. O show da vidaCena 1:
No escritório, o superior de Truman o delega para fechar um negócio com um cliente em Wells Park.
Truman tenta se desvencilhar inventando uma consulta com o dentista, pois sabe que precisará viajar meia hora pelo mar, seu maior medo. Seu superior, então, reforça a importância, dizendo que se não o fizer, poderá se prejudicar, pois, no final do mês haverá cortes. Então, Truman resolve enfrentar seu medo e viajar, mas não consegue.
Análise:
Podemos ver nesta cena, exemplos de behaviorismo:
Diante da ordem de seu superior, Truman se desvencilha (comp. operante) por causa do medo da viagem pelo mar (comp. respondente). Seu superior o lembra da importância de se fechar o negócio para que ele não se prejudique no final do mês (reforço negativo). Durante o filme, podemos perceber que na verdade, a intenção dele é desencorajar Truman a passar pelo mar e sair da Ilha. Levando em consideração a ordem de seu superior e chefe (generalização), ele tenta enfrentar (operante) seu medo (respondente), mas não consegue.
Cena 2:
Truman tenta conversar com as pessoas ao seu redor que sempre o evitam iniciar as conversas. Então, decide resolver sozinho. Depois de conseguir se esconder das câmeras e fugir para o mar enfrentando seu medo, Truman é persistente e navega no veleiro. Tentando fazê-lo voltar, o criador do programa produz tempestades e trovões artificiais, para assustá-lo. Truman, já descobrindo o que estava acontecendo, ignorou tudo e manteve na sua meta. Chegando no “fim do mar”, onde encontrou uma escada, a subiu e, chegando ao topo, em sua última tentativa, o criador tentou convencê-lo de que este mundo era melhor do que o lá de fora. Mas Truman, mais uma vez o ignorou, abriu a porta e saiu.
Análise:
Podemos ver nesta cena, exemplos de behaviorismo:
Ao tentar conversar com as pessoas próximas (discriminação) por não confiar em todos, e elas o evitarem (extinção) para que Truman não