Psicologia Ambiental
Provavelmente você deve estar se perguntando o que é psicologia ambiental. Essa com certeza é a pergunta que poucos sabem a resposta, visto que a psicologia ambiental é uma área nova de pesquisa e atuação da psicologia muitas pessoas, inclusive psicólogos, não tem muita noção do que seja.
A Psicologia Ambiental trata da interação do homem com a natureza e sua forma de comportamento no ambiente físico da natureza. Trabalha muitas vezes com outras áreas de estudos como arquitetura, engenharia ambiental, geografia, urbanismo, etc., que tratam de aspectos da organização do espaço e ambiente, sendo que com isso logo surgiu a relação individuo/ambiente em que a psicologia ambiental atua.
A psicologia ambiental teve seu surgimento logo após a segunda guerra mundial, durante o processo de reconstrução das casas e cidades que foram destruídas na guerra. Os arquitetos e urbanistas com a implementação de uma política habitacional de larga escala, começaram a perceber a necessidade que se tinha de além de construir casas visando a estética, tinha-se que pensar na interação do homem com o ambiente. Surgiu primeiro como “psicologia da arquitetura” e pouco tempo depois foi reconhecida como uma área de estudos distinta da psicologia. Ela nasceu para ajudar os arquitetos a conhecerem as necessidades e desejos dos futuros moradores das cidades. O nome psicologia ambiental surgiu num seminário sobre design de hospitais psiquiátricos. Seu primeiro surgimento como área de atuação foi na universidade de Nova York e em seguida em Surccy na Inglaterra. Um dos primeiros psicólogos a dar importância a psicologia ambiental foi Kurt Lewin (1890 – 1947) que tinha como objetivo estudar as influencias que o ambiente exerce sobre o indivíduo.
A psicologia ambiental apresenta algumas características básicas, como um caráter multidisciplinar, como já foi dito acima, uma inter-relação entre o homem e o ambiente e ela é estudada como uma