Psicologia 3 semestre
01. Nos primeiros anos de vida, o apego e a amizade, especialmente com as pessoas que interagem com o bebê são fundamentais para um desenvolvimento saudável. Neste sentido, cite as fases do bebê em relação ao processo de socialização:
R: Dois primeiros meses de vida: a criança busca estímulos visuais, atraída pelo rosto, voz, toque e cheiro das pessoas com as quais se relaciona. Do segundo ao sexto mês: já discrimina as pessoas, sabe quem lhe é íntimo e que lhe é estranho, associando o rosto, a voz e o tipo de cuidado que recebe. Já demonstra preferência pela forma como será alimentada, limpa e embalada de acordo com os cuidados que recebeu nos primeiros meses. Entre seis e doze meses: manifesta condutas claras de preferências por determinadas pessoas, reagindo diante de desconhecimentos com atitudes de medo, cautela e desconfiança. Essas reações dependem do estado da criança e de suas vivências anteriores com as pessoas, objetos e ambientes. A criança começa a adquirir novas formas de se relacionar com os demais.
ATIVIDADE AULA REFERENTE A AULA 08
01. A adolescência é um período do desenvolvimento humano, que abrange não apenas alterações físicas, como também mudanças cognitivas emocionais. Neste sentido, pesquise e responda o que seria a chamada “crise da adolescência”.(Sua resposta não deve ultrapassar 10 linhas).
O quinto estágio – identidade/confusão de identidade
Marca o período da Puberdade e adolescência.
É neste estágio que se adquire uma identidade psicossocial: o adolescente precisa de entender o seu papel no mundo e tem consciência da sua singularidade. Há uma recapitulação e redefinição dos elementos de identidade já adquiridos – esta é a chamada crise da adolescência. Fatores que contribuem para a confusão da identidade são: perda de laços familiares e falta de apoio no crescimento; expectativas parentais e sociais divergentes do grupo de pares; dificuldades em lidar com a mudança; falta de laços sociais