Psicologa
Ë importante que a escola trabalhe de forma flexível quando abordar o tema família com os alunos, é necessário que se converse com os alunos sobre os diferentes tipo de constituições familiares, e principalmente que seja explicado que não existe constituição familiar certa ou errada, melhor ou pior, que independente de seguir a constituição básica (mãe, pai, irmão, irmã, avô e avó), cada família é especial da forma que é, não importa se os pais são separados, casados, heterossexuais ou homossexuais, o que importa é dar valor a família que tem. Para o bem estar dos alunos com eles mesmos, bem como para o bem estar e respeito entre os alunos. Da mesma forma, a escola deve respeitar as diferentes famílias, o que importa é o carinho, apoio, estímulo que a família passa para a criança.
A escola deve trabalhar em parceria com as famílias, visando o bem estar, e o desenvolvimento dos alunos. Da mesma forma a família com a escola. Afinal de contas, a família é o alicerce, o sustentáculo, a base para a constituição do sujeito, é por meio das vivencias familiares que ele conhece o mundo. A orientação por parte da família é essencial para o processo educacional, é preciso que ela incentive a autonomia para que a criança aprenda a lidar com os próprias questões do contexto escolar.
O diálogo, alinhamento de idéias, coerência entre procedimentos e atitudes, como por exemplo frente a questão dos limites, que são necessários e que não pode ser visto como uma questão apenas da família, nem apenas da escola, deve haver um trabalho conjunto, um acordo que visa evitar possíveis confusões frente a questões de atitude, comportamento e aprendizado. Assim a escola deve estar sempre incentivando a participação das famílias nas