Psicolo
Direção Regional de Educação do Norte [pic]
ANO LETIVO-2012/13
FICHA DE TRABALHO PSICOLOGIA A – 12º ANO
ALUNO/A:_______________________________________________________________________________________________________TURMA:_____Nº:_____
TEMA 5.3. Processos atípicos de desenvolvimento
Texto 1
Na pesquisa e na prática da área da deficiência existem imprecisões dos conceitos, com variações relacionadas ao modelo médico e ao modelo social, que resultam em dificuldades na aplicação e utilização do conhecimento produzido. Evidencia-se, assim, a importância de esclarecer melhor esses conceitos.
Assim, pessoas com deficiência são todas aquelas que têm ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatómica referente à biologia da pessoa possuindo assim dificuldades a vários níveis: locomoção, percepção, pensamento ou interação social.
Entende-se por Deficiência a perda ou anormalidade de estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatómica, temporária ou permanente. Incluem-se nessas a ocorrência de uma anomalia, defeito ou perda de um membro, órgão, tecido ou qualquer outra estrutura do corpo, inclusive das funções mentais. Representa a exteriorização de um estado patológico[1], refletindo um distúrbio orgânico.
Deficiência mental ou intelectual é a designação que assinala os problemas que ocorrem no cérebro e levam a um baixo rendimento mas que não afetam outras regiões ou áreas cerebrais. Quem for portador apresenta um QI abaixo dos 70 e os sintomas apareceram antes dos 18 anos.
Incapacidade significa restrição, resultante de uma deficiência, da habilidade para desempenhar uma atividade considerada normal para o ser humano. Surge como consequência direta ou é resposta do indivíduo a uma deficiência psicológica, física, sensorial ou outra. Representa a objetivação da deficiência e reflete os distúrbios da