Psicolgia da Educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Claudia Aparecida Matos Casado RA:7331532908
Elaine Navarro Donnabella Nascimento RA: 7629721310
Flavia Aparecida Ferreira RA:6917228328
Helena Alves de Lima RA:7319550142
Rute Justino Lombas RA: 6972484367
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”, sob orientação do professor-tutor presencial Maria Ioneide Ponciano dos Anjos.
SUMARÉ
2013
QUEM FOI FREUD?
Freud desenvolveu o que é uma das bases da técnica psicanalítica: a livre associação. O paciente é convidado a falar o que lhe vem à mente para revelar memórias reprimidas causadoras de neuroses.
Freud não publicou nada relacionado ao tema da aprendizagem; suas preocupações estavam voltadas aos problemas clínicos e não a questões especificadamente de educação. Seu principal objetivo era o de tratar as neuroses que afetavam as pessoas, mas após muitos trabalhos descobriu que podia apenas amenizá-las, livrando o indivíduo dos sintomas.
Freud apresentou diferentes concepções sobre a educação, por vezes, criticando-a como desencadeadora da neurose, ou aproximando-a da psicanálise enquanto profissão impossível. A educação passa a ser citada em diversos textos, ora enquanto prática pedagógica, ora estando relacionada ao campo clínico. Tal aproximação com a clínica destaca a repressão da curiosidade sexual infantil, feita pela educação, como força motriz para a inibição do pensamento. Freud buscou inspiração na cultura Grega, pois a doutrina platônica com certeza o impressionou em seu curso de Filosofia. As partes da alma de Platão correspondem ao Id, o Superego e o Ego da sua teoria das partes ou órgãos da mente (1923 - O Ego e o Id). Id - Freud buscou funções físicas para as partes da mente. O Id, regido pelo "princípio do prazer", tinha a função de descarregar as tensões biológicas. É