Psicodrama - Moreno: Encontro existencial das psicoterapias
MORENO: ENCONTRO EXISTENCIAL COM AS PSICOTERAPIAS
Wilson Castello de Almeida
APRESENTAÇÃO
SURGINDO PARA O MUNDO
APRESENTAÇÃO
Este relato é fruto de uma pesquisa bibliográfica sobre J. L. Moreno e as criações de seu mundo. Procurei re-viver os fatos passados, busquei a "realidade suplementar", a que permite romancear, e, quando o engenho não foi possível, descrevi a cena apenas desejada.
Dividi a narrativa de acordo com a inspiração predominante na trajetória de sua vida, pretendendo ressaltar a coerência de uma realização posta como contribuição à filosofia, ao teatro, à medicina, à psicologia social, à pedagogia e às psicoterapias, de forma criativa e inovadora.
Moreno foi um homem sensível às transformações político-sociais de seu tempo e às mudanças geográfico-culturais de sua caminhada; por isso atentei para o espírito das épocas e dos lugares como maneira de conhecê-lo.
Que o livro inicie os estudantes e anime os estudiosos a" outros aprofundamentos.
W.C.A.
NASCIMENTO PSICODRAMÁTICO
O navio sem bandeira percorria o mar de Mármora, vindo de um ponto qualquer da costa turca, rumo ao porto de Constança, no território da Rom&nia. Istambul estava à direita e o mar Negro abria-se imenso, camuflando sua condição mediterrânea. Exatamente ali, no centro do estreito de Bósforo, mais ou menos à longitude de 29 e à latitude de 41 graus, noite alta, após uma borrasca, a luz da lua entrava num camarote de segunda classe, iluminando um nascimento. O pai, um judeu espanhol de trinta e dois anos, Nissim Moreno Levy, e a mãe, de descendência judia eslava, com dezesseis anos, Paulina Iancu Wolf .
O rebento, forte e corado, berrava a plenos pulmões, marcando sua presença e seu espaço junto à família, acrescida, naquele instante, por ele e também pela afluência dos companheiros de viagem ao local, embevecidos diante da cena.
Quando, na