Psicodinâmica de Embarcados
INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SOCIAL
PSICODINÂMICA DO TRABALHO
A PSICODINÂMICA DO TRABALHADOR EMBARCADO
ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE TRABALHO EM PLATAFORMAS DE PETRÓLEO
RIO DE JANEIRO
2014
RESUMO
O presente trabalho foi elaborado com base na teoria da Psicodinâmica do Trabalho, tendo como objetivo analisar a situação de trabalho e os impactos da rotina de embarque e desembarque em plataformas de petróleo. Panorama geral é apresentado sobre o contexto dos trabalhadores embarcados. Em seguida, a pesquisa é apresentada, contando com metodologia de estudo de caso, baseado em entrevista feita pelos participantes por meio de ligações por Skype com vídeo (caso Luana) e pessoalmente (caso Pedro). Foi comparada a literatura encontrada com a análise das entrevistas à luz da Psicodinâmica do Trabalho. Diversas similaridades foram encontradas entre as duas entrevistas e ao mesmo tempo fatores de importância para a literatura não foram explicitados pelos entrevistados.
SUMÁRIO
O contexto do trabalho nas plataformas 8
I INTRODUÇÃO
Para compreendermos a dinâmica dos trabalhadores off-Shore, devemos inicialmente localizar o que entendemos por trabalho e como a dinâmica trabalho/trabalhador, mercado/trabalho funciona nos dias atuais e algumas de suas implicações.
O trabalho, assim como propõe Marx (1983) tem a capacidade de tornar o homem “verdadeiramente humano” na medida em que ele ocupa um lugar mediador na relação entre homem e natureza e desempenha um papel de transformação: na medida em que transforma a natureza, o homem se modifica. A definição de trabalho pode ser entendida também como potencialidade e capacidade criadora dos indivíduos, como nos aponta Neves (2004).
Esta definição nos revela um caráter dinâmico desse mediador social, que se transforma na medida em que os indivíduos e as relações