Psico
É uma técnica que combina o treino de relaxamento com a exposição gradual a estímulos fóbicos. O tratamento, neste caso, envolve duas fases: o treino de relaxamento que permite ao paciente desactivar-se do ponto de vista fisiológico. Quando este já domina a técnica de relaxamento, passa-se à fase seguinte e, para que tal seja possível, é necessário construir uma hierarquia de situações causadoras de medo, atribuindo-lhe um determinado valor. Por outro lado, o treino de dessensibilização consiste em colocar, de forma gradual, o paciente numa situação que lhe provoque medo e ansiedade, para que este se deixe de sentir activado de forma fisiológica. Esta técnica pode ser realizada ao vivo ou em imaginação. Este procedimento foi utilizado algumas vezes em terapia individual, apenas em forma de imaginação, em pacientes que apresentavam quadros de alguns tipos de fobias.
Uma "palavrinha" sobre condicionamento pavloviano, Palavras são estímulos, o som aliciar, possui uma forte carga emocional. O som delas nos alicia sensações semelhantes aquelas aliciadas pela situação em que elas forem ditas. Condicionamento pavloviano de ordem superior, Reflexo segunda ordem, emparelhar um estímulo neutro condicionado, é um processo em que o estímulo previamente neutro passa a eliminar uma resposta condicionada como resultado de seu emparelhamento a um estímulo condicionado que já elícita a resposta condicionada em questão. Quanto mais alta é a ordem do reflexo condicionado, menor é a sua força.
Algumas outras aplicações do condicionamento pavloviano, o emparelhamento dos remédios com cheiro, por exemplo, pode fazer com que o cheiro tenha efeitos supressores sobre o sistema imunológico, que reduz a quantidade de medicação tomada.
Fatores que influenciam o condicionamento pavloviano Frequência do emparelhamento, quanto maior for a frequência mais forte será a resposta condicionada .Tipos do emparelhamento, cr mais forte surge quando o cs aparece antes