psico
O acolhimento realizado nas unidades de saúde é um dispositivo de formação de vinculo e pratica de cuidado entre os usuários e o profissional. Numa primeira conversa, o usuário pode falar suas duvidas angustias aflições pois a unidade de saúde oferece o acolhimento em forma de escuta.
Estes encontros com o usuários oferecem a possibilidade de o profissional conhecer as demandas de saúde da população daquele lugar. Assim com esse conhecimento a equipe tem como criar recursos coletivos ou individuais de cuidado. No campo da saúde mental, tem os grupos terapêuticos, operativos, a abordagem familiar, os grupos de convivência, de artesanato e muito mais.
As expectativas e o sofrimento do profissional de saúde no cuidado mental
Boa parte da formação dos profissionais de saúde tem orientado o seu foco de trabalho na doença, por isso muito das expectativas é acabar com os sintomas que o usuário nos apresenta. No lado da saúde mental nem sempre conseguimos atingir esse objetivo e muita das vezes temos que nos perguntar se aquele sintoma são mesmo a causa do problema.
Um dos medos dos profissionais da saúde é sobre o manejo das demandas de saúde mental são justificados por essa expectativa de cura, eles tem medo sobre não saber lidar com isso, o que falar, oque perguntar, tem receio de piorar um quadro.
O trabalho da atenção básica é o cuidado a saúde das pessoas deve acontecer ao longo do tempo, é um acompanhamento processual. A proximidade do profissional com o usuário é que vai fortalecer esse vinculo trazendo um processo de cuidado.
É preciso cuidado para que as intervenções não se tornem regras rígidas apenas por seus sintomas assim não havendo ligação da ida do usuário e do lugar onde vive.
Cuidado do sofrimento de pessoas
Eric Cassel importante medico de família americana aponta para o fato cotidianamente observável de que existem pessoas que sofrem e não estão doente, e muitas podem estar gravemente doentes mas não estão