psico
Rafaela Tassiana Fonseca *
Resumo
Este artigo expõe o bullying nas escolas e suas consequências psicossociais, verifica-se o histórico do fenômeno e analise de seu conceito. Constata-se que um dos fatores provocados pelo fenômeno bullying em suas vitimas é o desinteresse pelos estudos gerando consequências psicossociais. As consequências causadas pelo bullying dependem da personalidade de cada pessoa, as vitimas raramente são afetas da mesma maneira, será apontado os tipos de bullying existentes, o perfil dos agressores e das vitimas. Serão analisadas propostas para sua prevenção e/ou intervenção, eficazes perante a ocorrência deste tipo de fenômeno.
Palavras-chave: Fenômeno. Bullying. Consequências. Psicossociais. Escola. Vitima. Agressor.
1 INTRODUÇÃO
Neste texto, faz-se uma reflexão sobre as consequências psicossociais do fenômeno bullying no rendimento escolar. Que tem como objetivo identificar alguns dos sintomas psicossociais, ilustrarem o perfil das vitimas, dos agressores, dos espectadores, situações pela qual o bullying pode ser apontado e a sua prevenção ou intervenção para que amenize os ocorridos do bullying. Mas para isso, é fundamental começar com uma explicação do que entendemos por bullying.
2 Bullying nas escolas
Este artigo trata do bullying e rendimento escolar. Objetiva relacionar os efeitos das agressões sofridas pelos alunos. Interessa-nos discutir os impactos psicossociais. O bullying no ambiente escolar acontece numa intensidade cada vez maior, um dos fatores provocados pelo bullying em suas vitimas é o desinteresse pelos estudos, assim gerando consequências psicossociais no rendimento escolar.
O bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos, contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em