psico
Consoante ao texto, o conhecimento é o pensamento que resulta da relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido. Ou seja, ninguém conhece um objeto ou algo de uma forma nova, porque o conhecimento já é transmitido pela educação de uma determinada cultura, o sujeito no início precisa das crenças e opiniões prontas, para assim então começar a questionar e duvidar dos pensamentos dados como certos um dia e então tentar buscar a verdade.
2. Leia a citação de Deleuze e Guattari e relacione com o problema do conhecimento.
"O pintor não pinta sobre uma tela virgem, nem o escritor escreve sobre uma página branca, mas a página ou a tela já de tal maneira cobertas de clichês preexistentes, preestabelecidos, é preciso de início apagar, limpar, laminar, mesmo estraçalhar para fazer passar uma corrente de ar, saída do caos, que nos traga visão."
O sujeito de início tem um conhecimento que todos os outros sujeitos da mesma cultura possuem, para que ele se livre de todos os clichês existentes no seu pensamento, é preciso que ele implante o caos, ou seja, comece a questionar e duvidar de tudo o que acredita ou conhece, para que assim ele consiga sair da duvida e achar uma verdade.
3. Identifique as frases seguintes, indicando se o conhecimento em questão resulta da razão ou da intuição (nesse caso, quando possível, identifique de que tipo):
a) Isto é vermelho.
Intuição sensível.
b) É um conhecimento que progride por idéias gerais e abstratas.
Razão.
c) Exige o uso de linguagem.
Razão.
d) É comunicável.
Razão.
e) Gosto deste gato.
Intuição sensível.
f) Exige demonstração.
Razão.
g) Este lápis é menor que aquele.
Intuição intelectual.
h) É inexprímivel.
Intuição sensível.
i) Assim que mergulhou na água, Arquimedes descobriu subitamente o princípio do empuxo.
Intuição inventiva.
j) É o conhecimento que se