Psico
Como organizamos e interpretamos nossas sensações para torná-las percepções significativas?
Gestalt: um todo organizado. Os psicólogos da Gestalt enfatizavam nossa tendência a integrar partes de informações em um todo significativo. O todo pode exceder a soma das partes. Ex: sódio + cloro= sal
- O cérebro faz mais do que registrar informações a respeito do mundo. Constantemente filtramos informações sensoriais e inferimos percepções da maneira que fazem sentido para nós.
Percepção de forma
- Nossa primeira tarefa perceptiva é identificar qualquer objeto (a figura) como distinto de seus arredores (o fundo). O mesmo estímulo pode desencadear mais de uma percepção.
- Agrupamento: Após discriminar a figura do fundo, a mente segue certas regras para agrupar estímulos para dar ordem e forma significativa às sensações básicas.
- Proximidade: agrupamos figuras próximas. Vemos quatro conjuntos de duas fileiras de bolinhas e não oito fileiras separadas. - Semelhança: agrupamos figuras semelhantes. Vemos como colunas verticais com formas parecidas, não como fileiras horizontais de formas diferentes. - Continuidade: percebemos padrões suaves e contínuos em vez de descontínuos. - Conectividade: Percebemos cada conjunto de dois pontos e a linha como uma unidade.
- Fechamento: preenchemos lacunas para criar um objeto inteiro. Percepção de profundidade Capacidade de ver objetos em três dimensões. Embora as imagens que chegam à retina sejam bidimensionais. Permite-nos julgar a distância.
- Habilidade em parte, inata. O amadurecimento biológico predispõe nossa cautela quanto a alturas e a experiência a amplifica.
- Indicadores binoculares: indicadores de profundidade que dependem do uso dos dois olhos.
- Disparidade retiniana: comparando imagens da retina em ambos os olhos, o cérebro