psico
A captação dentro do processo seletivo é a primícia do processo, onde se faz a divulgação da vaga em meios de comunicação à pessoas no mercado. Nesta divulgação, são apresentadas informações quanto ao grau de instrução, cursos, educação continuada, idiomas, experiência, habilidades e competências que são valorizadas para o cargo divulgado.
É “desnecessário” a solicitação de alguns documentos aos candidatos como: número de documentação, foto, religião.
É realizado uma triagem nos perfis dos candidatos, os que se enquadram a vaga, são selecionados e então são chamados para participarem de uma segunda etapa.
É de necessidade normas e procedimentos que deixem claros como funcionará este processo, visando não causar danos a quaisquer participantes, sendo informado a estes a data e local, tempo de prova e o material utilizado ou autorizado durante a prova. Como serão avaliados e por quem serão avaliados ou a forma como isso acontecerá. Como serão feitos os cortes por nota, qual a nota média ou de corte. Sendo finalizada essa parte do processo, são então divulgados por meios públicos os resultados (jornal, internet, mural).
Quando um candidato é aprovado na etapa anterior, de acordo com os aspectos profissionais, ele pode passar pelo teste de realização ou simulação de trabalho, onde serão avaliados os comportamentos e formas de trabalho, além de serem registradas se o participante possui ou não aquelas informações apresentadas anteriormente.
Para que sejam avaliados os comportamentos dentro de uma ação, são avaliados diversos aspectos dentro do perfil de personalidade.
Introversão e Extroversão: São aspectos relacionados à como a pessoa se apresenta dentro do local de entrevista.
Segurança pessoal: Quando o funcionário acredita fielmente em sua habilidades/competências e não abre mão disso.
Autoestima: Quando elevada, a pessoa se exalta dentre os outros, se