Psicanálise
A psicanálise como a busca do conhecimento pelo lado oculto sobre todas as coisas, em todo o seu contexto ela busca os pensamentos imaginários e inconscientes de um indivíduo, sendo ela uma ciência da consciência. Sigmund Freud foi quem a criou, dando início a interpretação do subconsciente para um melhor entendimento sobre desejos, sonhos, fantasias, doenças emocionais e nervosas, hipnose, com o intuito de trazer a um indivíduo um caminho para solucionar essas questões.
A comunicação entre o inconsciente como uma premonição em certos casos provoca a sensação de desejo, fazendo com que se torne realidade em sua própria convicção. O desejo exibido pelo seu subconsciente faz com que a materialização desse sentimento se torne real, fazendo uma semelhança com a realidade em que ele se encontra.
Trabalhando sob esse contexto a psicanálise tem por meio tratar de assuntos referentes aos sentimentos aprisionados do individuo, quando um individuo mentaliza algum fator que esta associado a sua convivência, subentende ele que se alguma ação relacionada a esse fator ocorrer por próximos a seus pensamentos, esta de fato relacionado a algum tipo de premonição, sendo esse estado de mentalizar o desejo por meio do sonho, pensamentos ou podendo até ser um Déjà vu.
Então para Sócrates a virtude se adquiria através do conhecimento (ciência), ao passo que o vício é a falta do conhecimento, ou a ignorância. Assim a ciência e o conhecimento que aperfeiçoam a alma e a razão, sendo essa a condição necessária para se fazer o bem. Ninguém comete conscientemente um erro: se sabe que vai fazer algo errado, você simplesmente não o faz. Nesse sentido, o mal é consequência da ignorância e a busca do conhecimento coincide com a busca da virtude
“Entre a sabedoria e a ignorância, lá está ele. Não é culto nem ignorante; incorpora o desejo, a ânsia do belo e verdadeiro.’’ Diz Sócrates (apud