Psicanálise
PC: psicanalise conceito, psicanalise historia, psicanalise Freud
Termo: psicanalise conceitos
Resumo: Segundo Freud (1924[1923]) a psicanalise sem baseia nos estudos sobre as doenças nervosas, e procura solucionar as impotências dos médicos no tratamento dessas doenças.
A psicanalise começou inicialmente investigando a parte fisiologia onde procuravam compreender e localizar nas regiões do cérebro a causa dessas doenças, sem se dar conta que não compreendiam o fator psíquico. Sabia se a existência desse enfermo que ainda não era conhecido, porém procuraram soluções para esse sofrimento no corpo.
É nesse cenário de investigação e constituído de certa curiosidade, quem em 1880 começa a praticar a hipnose, reconhecem que mudanças somáticas aconteciam como consequências de influencias mentais, notando se a existência de processos mentais inconscientes.
Através da fala do paciente o medico descobria esses processos mentais, ao qual possibilitou a descoberta de acontecimentos passados que interferiam na vida do paciente. O inconsciente consiste de processos reprimidos que exercem pressão no consciente da mente do sujeito modelando a sua vida cotidiana.
Em sua primeira pesquisa sobre o aparelho psíquico Freud (1900) o divide em Consciente, Pré-consciente e Inconsciente. O consciente segundo ele é breve e passageira e se destina a recepcionar as percepções que são de antemão conscientes. No pré -consciente estão as memórias que se encontra em estado latente, ou seja a qualquer momento podem se tornar conscientes.
O outro estado é o recalque cujas ideias estão antes de se tornarem conscientes, é ele que nos fornece o modelo de compreensão do inconsciente.