Psicanálise
De
Psicologia
Trabalho
De
Psicologia
Nome: Laíse Lane ,Janaina Santos , Patrícia Almeida, Franklin Pereira.
Curso:Direito Período:1° Semestre Turma:3002 Turno:Noite
Instituição:Estácio de Sá (Moreira Campos)
Sumário
Introdução
1.Teoria de Sigmund Freud
2 Caso Anna O._
3 Porque Freud abandona a Hipnóse
Conclusão
Introdução
Neste trabalho, iremos falar sobre a psicanálise e seu principal coadjuvante. Sigmund Freud ainda hoje bastante lembrado desempenhou o papel de desenvolver a psicanálise. Então também iremos destaca-lo e falar um pouco dele.
A evolução da psicanálise O termo "psicanálise" e o nome Sigmund Freud são amplamente conhecidos no mundo moderno. Outros nomes de destaque na história da psicologia, tais como Fechner, Wundt e Titchener, são pouco conhecidos fora da área, diferentemente de Freud, que mantém até hoje alto grau de notoriedade entre o público em geral.
Freud sugeria três grandes mudanças ocorridas no ego humano coletivo em todo o registro histórico (Freud, 1917). A primeira, quando Copérnico (1473-1543), o astrônomo polonês, demonstrou que a Terra não era o centro do universo, mas apenas um dos muitos planetas a girarem em torno do sol. A segunda mudança ocorreu no século XIX, quando Charles Darwin mostrou não ser o homem uma espécie única e distinta ocupando um papel de destaque na criação, mas apenas uma espécie superior proveniente de formas inferiores de vida animal. E, finalmente, a terceira mudança, provocada por Freud, ao afirmar não ser o homem agente racional da prória vida, pois se encontra sob a influência de forças inconscientes que não percebe e sobre as quais tem pouco ou nenhum controle.
Em 1939, ano da morte de Freud, o universo da psicologia havia mudado completamente. A psicologia wundtiana, o estruturalismo titcheriano e a psicologia funcional já faziam parte do passado. A psicologia da Gestalt era transplantada da Alemanha para os Estados