Psicanálise (Anna Bock , Resumo)
Sigmund Freud Sigmund Freud foi um médico vienense que alterou radicalmente o modo de pensar a vida psíquica. Freud ousou colocar os “processos misteriosos” do psiquismo ou seja , o homem e sua interioridade como problemas científicos. E a Psicanálise nasceu então com a investigação sistemática desses problemas por Freud.
O termo Psicanálise é usado em 3 termos tendo diferenciados usos e aplicações , que são eles : Teoria, Método de Investigação e Análise.Compreender a Psicanálise significa percorrer de forma direta e pessoal o trajeto de Freud cientes de que sua obra em maior parte é embasada em experiências pessoais e despojados de resistências interiores.
A GESTAÇÃO DA PSICANÁLISE
Freud formado em Medicina , especializado em Psiquiatria em início de carreira utilizou a sugestão hipnótica como principal instrumento de trabalho para eliminação de sintomas que acometiam seus pacientes com “problemas nervosos”. Em Viena tendo contato com Breuer um médico e cientista Freud começou a utilizar o método catártico que em suma significa liberar afetos e emoções reprimidas, e aos poucos foi reformulando a aplicação de Breuer tornando-a mais completa e incisiva.
As descobertas finais de Freud em seu trabalho terapêutico que levaram a real criação da Psicanálise foram: a resistência e a repressão conteúdos psíquicos localizados no então também descoberto “inconsciente”.
A primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico caracteriza-se pela referência à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente.
Freud em suas investigações nas práticas clínicas fez importantes descobertas sobre a sexualidade, eis elas: A função sexual existe desde o princípio da vida, que o período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo até chegar à sexualidade adulta e que a libido é “a energia dos instintos sexuais e só deles. Freud postulou as fases do desenvolvimento sexual desta forma: fase oral, fase