Psicanalise
Freud através da reflexão sobre os dados que recolheu junto dos seus pacientes, e das observações que fez sobre si próprio ,que de modo arrojado colocou os “processos misteriosos” do psiquismo,suas “regiões obscuras”, como problemas científicos procurando o significado mais profundo das perturbações psicológicas, levando a à criação da Psicanálise.O termo psicanálise é usado para se referir a uma teoria, J. Laplanche e J.-B. Pontalis. Vocabulário da Psicanálise. p. 307 sendo este método de investigação uma prática profissional.
Sendo uma teoria que procura explicar como as diferenças individuais da personalidade e conflitos que surgem na infância, ou durante a infância. ,como um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica.
Organizando netas teoria dados, como a idéia de que a mente era dividida em três partes, cada uma com as funções que lhe cabiam,relatando que as personalidades que nasciam de cada categoria .Tanto inicio a inúmeras concepções novas. Para a Psicanálise, o sexo está no centro do comportamento humano. Ele motiva a realização pessoal e, por outro lado, seus distúrbios emocionais mais profundos.
Tendo a Psicanálise buscado o significado escondido daquilo que é visível por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias,como os sonhos. Através da Análise o autoconhecimento ou a [pg. 70] cura, que ocorre através desse autoconhecimento,sendo um instrumento extraordinário para a compreensão de fenômenos sociais relevantes. Freud renunciou as questões terapêuticas com os pacientes e os deixou abertos as suas idéias, observou que, muitas vezes,eles ficavam envergonhados com algumas idéias que lhes ocorriam. A esta força psíquica que se opunha a tornar consciente, a qual era constituída por raciocínios, percepções, pensamentos a revelar , Freud denominou resistência. E chamou de repressão o processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência, uma idéia ou