Psicanalise
IDOSO INSTITUCIONALISADO
DOCENTE
ANA CRISTINA MUSA
DISCENTES
IDOSO
INSTITUCIONALISADO
O processo de envelhecimento está mais avançado nos países ricos, mas tem se dado de forma mais acelerada nos territórios em desenvolvimento.
Enquanto a França demorou 115 anos e a Bélgica levou um século para dobrar a proporção de velhos, o Brasil passará por fenômeno semelhante em duas décadas. Para cada grupo de 100 brasileiros, há dez com 60 anos ou mais atualmente. Haverá 19 em
2030 e 30 em 2050. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 25% das famílias já têm um idoso em casa. Histórias felizes vividas em instituições têm sido ouvidas com mais frequência e mostram, assim como os números, o surgimento de um novo cenário para os mais velhos.
PÚBLICA X PRIVADA
O
que é uma instituição?
O que levou os idosos a chegarem na instituição
Qual o papel da família e cuidadores com os idosos institucionalizados
As formas de tratamentos e dificuldades encontradas
O censo comum
Os direitos negados
O que é uma Instituição, e quais diferenças entre a pública e privada?
O IDOSO
O
envelhecimento e um processo com características únicas que leva ao declinar gradual das capacidades do ser humano, devido a alterações anátomo-fisiológicas normais nesta etapa da vida, contudo, por vezes por agravantes genéticas e/ou ambientais alguns idosos degradam o seu estado de saúde mais rapidamente que o esperado e tornam-se mais dependentes que outros.
Os idosos, quando não possuem uma rede de suporte informal que assegure a prestação dos cuidados necessários, são muitas vezes internados em lares de idosos e a necessidade de internamento em lares aumenta com a idade, quando se verifica um aumento gradual das incapacidades físicas e mentais. Os dados da
Enrosta (2011) estimam que, ate 2060, haverá uma duplicação da população com mais de 65
A FAMÍLIA
Qual
é a saída mais adequada