Psicanalise
Patricia Aparecida André Silva
3º de Administração
Conceito de Mecanismos de defesa
Negação: É a defesa que se baseia em negar a dor, ou outras sensações de desprazer. É considerado um dos mecanismos de defesa menos eficazes. Exemplo: O comportamento de funcionário de “mentir”, negando ações que realizou e que geraria punição.
Sublimação: Na sublimação o alvo é abandonado em proveito de um novo alvo, valorizado pelo superego e ideal de Si-mesmo. A sublimação não necessita de nenhum recalcamento.
Exemplo: Um funcionário que tem auto confiança em sim mesmo, sempre tem um alvo em vista que queira ser melhor.
Racionalização: A racionalização é utilizada nas mais diferentes situações, quer envolvendo frustração quer envolvendo culpa. O racional é usado para explicar o irracional, tomadas de posições sem sentido. Quando as pessoas fazem coisas que não deviam, é comum sentirem culpa, e ao invés de admitirem a razão real de seu comportamento, preferem com freqüência racionalizar inventando razões plausíveis para o seu ato. Exemplo: Um funcionário tira dinheiro do caixa e é pego, fala que estava precisando muito e que no próximo mês devolveria todo o valor.
Projeção: Quando o indivíduo coloca no outro, sentimentos, desejos ou idéias que são dele próprio. Esse mecanismo ajudaria então a lidar de uma maneira mais fácil com esses sentimentos. A dificuldade em admitir determinadas ‘falhas” em nossa personalidade seria projetada no outro.
Exemplo: Um gerente em uma reunião fala do outro gerente ser muito rígido com seus funcionários, sendo que ele mesmo acaba sendo até mais.
Deslocamento: O mecanismo de deslocamento está sempre ligado a uma troca, no sentido de que a representação muda de lugar, e é representada por outra. Esse mecanismo também compreende situações em que o todo é tomado pela parte.
Exemplo: Ao invés de agredir determinada pessoa (um chefe, por exemplo) a agressão é direcionada à um colega ou