psicanalise
Nome: ________________________________________________ Nº: ______
Série: 2º EM Turma: ____ Data: ___.08.2014
(0,0 a 2,0)
Professora: Marta Souza
AC (Atividade Complementar) – Sociologia – 3º Bimestre
Instruções:
1. Esta avaliação é individual e tem valor máximo de 2,0 pontos.
2. As questões podem ser respondidas em folhas extras.
3. As respostas devem estar à tinta e acompanhadas de suas respectivas resoluções, que podem estar a lápis.
4. As correções das questões com corretivo ou rasuradas não poderão ser contestadas.
Bom trabalho!
B
Cenário DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
I
Rebelião contra a desigualdade de direitos na França
Em 27 de outubro de 2006, dois adolescentes franceses, filhos de imigrantes, morreram em circunstâncias que ainda não foram esclarecidas. Diz-se que eles fugiam da polícia e acabaram em um beco sem saída, no final do qual existia uma subestação de eletricidade. Eles foram eletrocutados.
Um terceiro rapaz sobreviveu, mas com ferimentos graves. O rumor de que a polícia havia levado os dois à morte rapidamente se espalhou. Desde então, ocorreram distúrbios nas ruas todas as noites. Os manifestantes eram filhos de imigrantes da África do norte e subsaariana.
A situação piorou quando o então ministro do Interior, Nicolas Sarkozy (eleito presidente francês em 2007) chamou as gangues de jovens de “escória” e “gentinha”, afirmando que deviam ser enfrentadas com severidade. Durante doze noites consecutivas, recipientes de lixo e veículos foram queimados no departamento de Seine-Saint-Denis. Noite após noite, bandos de adolescentes percorreram os bairros atirando coquetéis Molotov em lojas e veículos — 250 numa noite, 315 na outra, 500 na seguinte.
As divisões na sociedade francesa hoje percorrem linhas étnicas e religiosas, e também refletem profundas diferenças culturais. O ideal da República Francesa — a nação como uma comunidade de cidadãos que desfrutam direitos iguais, independentemente de suas origens étnicas