psicanalise
-Este corpo teórico foi responsável pela descoberta do inconsciente;
- A mente, dividida em Id, Ego e Superego
O id
A ânsia selvagem de Jean Baptiste de conhecer todas as fragrâncias, o “aroma e odor”, é o símbolo Para essa parte da nossa psique, é responsável por nossos impulsos primitivos, é norteado pelo principio do prazer. Ele assassinava suas vitimas sem remorso algum, seu desejo incontrolável.Pode ser visto quando ele mata sem querer sua primeira vitima não estar consciente de um assassinato, mas sim de sua incapacidade de não conseguir guardar o aroma que ele perseguiu.
O ego O ego tem consciência da realidade, manipula-a e, dessa forma, regula o id. O ego obedece ao princípio da realidade, refreando as demandas em busca do prazer até encontrar o objeto apropriado para satisfazer a necessidade e reduzir a tensão. Poderíamos fazer a associação do ego quando o personagem Jean Baptiste, regula o id para ir em busca de seu desejo " conseguir guardar todos os aromas" Ele trabalha como aprendiz de perfumista e, graças às suas características, enquanto foi aprendiz de perfumista aprendeu várias técnicas para a criação de um perfume.
O Superego
"É o aspecto moral da personalidade, produto da internalização dos valores e padrões recebidos dos pais e da sociedade”. Porem é preciso observar que ele cresceu em ambientes completamente ausentes de afetividade, sua única imagem parental foi com a dona do orfanato ,todos que participavam de sua vida estavam interessados em algo ..então ele nunca desenvolveu o aspecto moral de sua personalidade, assim matando tantas vitimas sem culpa alguma ,ele foi controlado por seu id ,e seu único desejo era se encontrar, “criar o perfume perfeito" para assim ser amado e ser notado pela sociedade.