Psicanalise
AI é um clássico filme de ficção científica que busca retratar como será a vida no futuro. Tudo começa quando a Cybertronics, uma empresa produtora de robôs e/ou andróides que possuem aparência humana, planeja dar o passo inicial na criação de robôs filhos que sejam capazes de amar seus pais eternamente. E assim como planejado, fora concebido David, o primogênito de sua série.
No filme há uma o casal formado por Harry e Mônica, os quais estão na iminência de perder o único filho (Martim) que há anos vivera em estado vegetativo. Mediante a situação que enfrentara e havendo a possibilidade de adotar um andróide, Harry decidira por comprar um destes para presentear Mônica. Quando este chegara a sua residência, acompanhado de David, Mônica, a priori, assustara-se, entretanto após um momento o aceitara. Contudo Mônica ficara incerta quanto à questão de adotá-lo ou não, haja vista que a partir do momento em que este fosse programado apenas amaria aos pais responsáveis por sua programação e a ninguém mais, sendo a sua destruição o único destino caso os pais não o quisessem mais.
Apesar da incerteza, Monica decidira adotar David. Os primeiros momentos foram diferentes, pois ele observara a tudo e a todos, sempre buscando ser o mais humano possível em seus atos e em suas atitudes comportamentais. Isto é bastante notório durante os jantares. David assistira o comportamento de seus pais durante este período, chegando ao ponto de imitá-los, mesmo estando seu prato e seu copo vazios.
Mônica apresentara a David, Teddy, um super brinquedo e que por ser deste cunho afirma não ser um brinquedo. Ela deixa a cargo do ursinho uma parte do cuidado de David. Então algo inesperado acontecera, Martim saíra do estado vegetativo e então retornara à sua morada, fato que retirara o casal da situação sofrível pela qual perpassara.
A chegada de Martim desencadeara em David, mudanças comportamentais, pois o primeiro