psicanalise resenha
A Psicanalise surgiu através de estudos científicos levantados por médico chama Sigmund Freud (1856 – 1939), sobre o modo de pensar da vida psíquica. As teorias surgem influenciadas pelas condições da vida social, nos seus aspectos econômicos, políticos, culturais e etc. A psicanalise é um método de investigação com prática profissional, com termos teóricos. Investiga como método interpretativo, os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos. A forma de tratamento na prática profissional “a análise”, que busca o autoconhecimento ou a cura, que ocorre através desde autoconhecimento. Atualmente atua para psicoterapias, aconselhamento, orientação.
Freud formou em medicina e se especializou em psiquiatria, por dificuldades financeiras não pode se dedicar integralmente a vida acadêmica e de pesquisador. Ao final da residência médica, obteve uma bolsa de estudos em Paris, onde trabalhou com Jean Charcot, psiquiatra francês que tratava as histerias com hipnose. Voltou a Viena em 1886, onde retornou a clinicar utilizando a hipnose.
Freud usava como já dito da hipnose para tratamentos psíquicos, posteriormente começou a utilizar o método catártico, tratamento que possibilita a liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos.
O inconsciente foi uma descoberta por Freud, que dizia que a repressão era um processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer a consciência. Esta nova base de investigação e cura como método catártico foi substituído pela psicanalise.
Em 1990, um livro publicado sobre Freud chamado: A interpretação dos sonhos tratava-se sobre a personalidade, levantando sistemas psíquicos, o inconsciente, pré – consciente e consciente.
A descoberta da sexualidade infantil descobriu que a maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida, infantil, onde estavam as experiências traumáticas.
A segunda teoria do aparelho psíquico de