Psicanalise infantil. síntese
A psicanálise infantil teve seu histórico marcado por várias experiências com crianças e análises da mesma. Surge através de Freud ao analisar uma criança e 1909 e verificou a possibilidade de analisar a criança como sujeito.
Segue alguns elementos da psicanálise infantil, ao analisar a criança quanto ao seu psicológico e comportamento:
• O Brincar como recurso terapêutico;
• Entrevista com os pais no processo da psicanálise;
• Criar técnicas ao se relacionar com crianças em atendimento clínico, para entender seu comportamento, exemplos: ludoterapias, dramatizações, etc.
• Atenção á crianças e adolescentes institucionalizados, separados dos seus pais e desprovidos de laços afetivos, etc.
A psicanálise infantil serve para analisar e sanar problemas a ser desenvolvido em crianças, impedir a formação de neuroses que em alguns casos acontecem precocemente, além de transtornos mentais e de conduta. É importante no tratamento dessas crianças a presença dos pais nesse processo, pois em muitos casos de neuroses desenvolvidos em crianças são derivados do próprio ambiente familiar.
A intervenção da psicanálise da fase infantil ajuda também na educação do indivíduo, na formação da personalidade.
A criança necessita ter um crescimento e desenvolvimentos saudáveis, normais, felizes, livres de frustrações familiares e atitudes neuróticas que podem vim levar a criança ou o adulto á loucura.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CAMAROTTI, Maria do Carmo. O nascimento da psicanálise de criança: uma história para contar. Reverso, Belo Horizonte, v. 32, n. 60, set. 2010 . Disponível em <http://pepsi c.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-73952010000300007&lng= pt &nrm=iso>. Acessos em 01 mar. 2013.
Fonte: http://artigos.psicologado.com/abordagens/psicanalise/uma-revisao-sobre-a-psicanalise-infantil#ixzz2MJFyZN1r
FREUD, Anna. Pioneira na psicanálise infantil. ed.43, dez. 2003. Disponível