Psican lise SEMINARIO
Teoria do Inconsciente
“Se fosse preciso concentrar numa palavra a descoberta
freudiana, essa palavra seria incontestavelmente inconsciente” - Sigmund Freud.
• Sigmund Freud (1856-1939):
Foi um médico vienense que alterou, radicalmente, o modo de pensar a vida psíquica. Sua contribuição é comparável a de Karl Marx na compreenção dos processos históricos e sociais. Freud ousou colocar os
“processos misteriosos” do psiquismo, suas “regiões obscuras”, isto é, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como problemas científicos. A investigação sistemática desses problemas levou a Freud à criação da Psicanalise.
A Gestação da Psicanálise:
• Freud formou-se em Medicina na
Universidade de Viena, em 1881, e especializou-se em Psiquiatria. Trabalhou algum tempo em um laboratório de
Fisiologia e deu aulas de Neuropatologia no instituto onde trabalhava.
• Começou então a clinicar, atendendo pessoas acometidas de “problemas nervosos”. Obteve, ao final da residencia médica, uma bolsa de estudos para Paris, onde trabalhou com Jean Charcot, psiquiatra francês que tratava as histerias com hipnose.
Em 1886:
Retorna Viena e também a clinicar, e seu principal instrumento de trabalho na eliminação dos sintomas e dos disturbios nervosos passou a ser a sugestão hipnóticos.
Em Viena, o contato de Freud com Josef Breuer, médico e cientista, também foi importante para a continuidade das investigações. Nesse sentido, o caso de um paciente de Breuer foi significativo. Bertha Pappenheim mais conhecida por Anna O.
(seu pseudônimo) apresentava um conjunto de sintomas que a fazia sofrer, isto é, distúrbios somáticos que produziam paralisia com contratura muscular, inibições e dificuldades de pensamento. -Método catártico :
• Breuer denominou método catártico o tratamento que possibilita a liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos que não puderam ser expressos na ocasião da vivência desagradável ou dolorosa.
Esta