Psic das relações interpessoais e dinamicas de grupo
O movimento empowerment iniciou-se nos Estados Unidos, é uma ideia enraizada nos movimentos sociais dos anos 60 do séc. XX e na perspectiva dos grupos de ajuda mútua desenvolvidos nos anos 70, desde o fim da década de 80 esta forma de intervenção tem sido utilizada pelo Serviço Social. Em Portugal é ainda uma abordagem incipiente e não exclusiva dos assistentes sociais. É utilizada por diversos técnicos de intervenção social, em várias áreas de acção. Parte do pressuposto que os grupos marginalizados e discriminados na sociedade sofrem de uma falta de poder que os impede de lutar pelos seus direitos e usufruir de benefícios económicos e sociais, assim ccomo de participar nas decisões políticas que interferem nas suas vidas. Para alterar esta situação é necessário que esses grupos aumentem as suas competências e o seu poder.
O movimento de empowerment é consequência de uma evolução nas concepções de autonomia e responsabilidade dos indivíduos, e de uma maior consciência dos mecanismos de discriminação e exclusão que se geram na sociedade. “O caminho histórico que alimentou este conceito visa a libertação dos indivíduos relativamente a estruturas, conjunturas e práticas culturais e sociais que se revelam injustas, opressivas e discriminadoras, através de um processo de reflexão sobre a realidade da vida humana.” (Pinto, 2001, p.247). o conceito de empowerment tem sido um caminho que visa a libertação dos indivíduos relativamente a estruturas, conjunturas e prática culturais e sociais que se revelam injustas, opressivas e descriminadoras, através de um processo de reflexão sobre a realidade da vida humana. É nesta perspectiva que entendemos os contributos mais recentes que passamos a referir.
Este trabalho consiste na procura do significado verdadeiro do conceio do Empowerment e nas consequências que este teve desde o seu nascimento até os dias de hoje.
O termo Empowerment é frequentemente utilizado como sinónimo de competências de