PSI
FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
AGROBUSINES OU AGRONEGOCIO
CULTIVO DE MANDIOCA SOB-BASES AGROECOLOGICAS
Biatriz Soares Brito
Bruna Guimarães Araújo
Geazi Brasil Cota
Humberto Ramos
Francisco Carlos Alves de Sousa
Leandro Batalha Lazamé
Túlio Silva Silva
TURMA: ENC 62
MARABÁ
2015/1
2
RESUMO
A agricultura familiar é responsável pela maior parte da produção de mandioca no país, e é necessário técnicas que viabilizem e melhorem o solo, para que se possa ter mais ciclos de produção, minimizando os problemas causados no solo, como erosão e perda de nutrientes. Uma das soluções seria a inserção de processo agroecológico nas culturas. Ao verificar o cultivo em assentamento na zona rural do município de Marabá, pode-se notar a precariedade das condições físicas das casas de farinha, e a produção é realizada somente para próprio sustento das famílias e o comercio local. Também tentou-se inserir as disciplinas do semestre no assunto abordado. Palavras-Chave: Agricultura familiar; Mandioca; Casa de farinha.
3
1.CARACTERIZAÇÃO
É necessário tornar a agricultura familiar mais rentável, e no cultivo de mandioca o Brasil de acordo com o IBGE, 87% da produção de mandioca é realizado pela agricultura familiar. No estado do Pará grande parte das famílias produtoras estão dos assentamentos do INCRA, onde o processamento das raízes de mandioca acontecem nas chamadas casas de farinha, estruturas produtivas que representam o método tradicional aplicado, onde as maquinas são confeccionadas de maneira artesanal , e baseado na mão-de-obra familiar, a produção de farinha é em escala mínima, na maioria das vezes atende só a circunvizinhança das áreas rurais, ou vendem no comercio local mais próximo (ARAUJO & LOPES, 2009).
Figura 1-Mandioca.Disponivel<http://www.agricultura.gov. br/arq_editor/file/camaras_setoriais/AGES/mandioca.pdf>. Acesso 12 de maio 2015.
Na cultura da mandioca, o preparo do solo é tradicionalmente realizado com aração que pode