PSI PERSONA Behaviorismo E Educa O
PSI PERSONA: Behaviorismo e Educação
Seguidores
Participar deste site
Google Friend Connect
BELO HORIZONTE
MARÇO/2009
BEHAVIORISMO E EDUCAÇÃO
Apresentar as contribuições do behaviorismo dentro dos processos educacionais, fazendo um paralelo entre psicologia e educação é o que propõe este trabalho. Para o desenvolvimento deste utilizaremos os preceitos skinnerianos dando enfoque ao instrumento fundamental de modelagem que é o reforço, mostrando como este se aplica dentro da educação, assim como os demais conceitos trabalhados por este teórico.
Membros (8)
Já é um membro? Fazer login
Na década de 30, Skinner propõe estudos de animais, (ratos e pombos), a fim de descrever as leis que controlam o comportamento de qualquer ser vivo, inclusive o homem. Segundo Carmo (2003) que interessava para Skinner era a observação e o registro de uma resposta, produzindo assim uma mudança no ambiente. Era importante verificar a freqüência com o que aquele comportamento aconteceria de acordo com a mudança ambiental produzida.
Para Silva (2005) “Skinner considera aquilo pode ser observável, portanto se refere a uma psicologia em que as condições do meio
(estímulos) se associam e afetam as respostas do organismo”.
Podemos pensar, portanto que a aprendizagem é uma associação entre estímulos e respostas.
Baseando-se na abordagem behaviorista o comportamento operante é um comportamento apreendido através de associações dentro de um contexto complexo que se estabelecem em todas as relações sociais. É a psicologia viu no sistema educacional um amplo terreno para o seu crescimento.
O reforço é uma das formas de se instituir um comportamento. Logo http://psipersona.blogspot.com.br/2009/04/behaviorismo-e-educacao.html 2/8
19/8/2015
PSI PERSONA: Behaviorismo e Educação
após a resposta dá-se o reforço para um aumento da probabilidade da incidência do comportamento em questão. Há dois tipos de reforços: o positivo e negativo.
O reforçamento positivo ocorre quando a presença de