PSI - Métodos
Objeto: Um objeto é algo único que contém atributos ou propriedades e possui um comportamento. Cada objeto tem uma identidade e é distinguível de outro mesmo que os seus atributos sejam idênticos.
Atributo: Juntamente com as propriedades, servem como caracteristicas de um determinado objeto.
Métodos.: O conjunto de funcionalidades da classe. Para cada método, especifica-se a sua estrutura, composta por:
Nome: um identificador para o método.
Tipo: quando o método tem um valor de retorno, o tipo desse valor.
Lista de argumentos.: quando o método recebe parâmetros para sua execução, o tipo e um identificador para cada parâmetro.
Visibilidade: como para atributos, define o quão visível é um método a partir de objetos de outros classes.
Um método é um bloco de código que contém uma série de instruções. Um programa faz com que as instruções sejam executadas chamando o método e especificando todos os argumentos necessários no mesmo.
Um evento é aquilo que ocorre com o objeto durante a sua utilização. Por exemplo, se o aluno é expulso, a expulssão é um evento. Quando um evento ocorre, um outro procedimento pode ser executado se assim for desejado.
Herança é a capacidade que as classes tem de passar informações umas para as outras. Através da herança é possível criar fácil e rapidamente novos tipos de classes baseadas nas classes existentes. Por exemplo, assumindo que existe uma classe chamada "Veiculo", poderíamos gerar uma nova classe chamada "Carro", e outra classe chamada "Caminhao" que herdam (ou são filhas) de "Veiculo".
A classe "Veiculo" possui todos os Atributos que tem em comum entre um caminhão e um carro. Ambos possuem caracteristicas (Atributos) como, número de rodas, tipo de combustível, quantidade de portas, etc. Estes Atributos estão definidos na classe "Veiculo". Por sua vez,