Pseudoc Digo Uma Forma Gen Rica De Escrever Um Algoritmo
Os livros sobre a ciência de computação utilizam frequentemente o pseudocódigo para ilustrar os seus exemplos, de forma que todos os programadores possam entender as lógicas dos programas (independentemente da linguagem que utilizem). Entendendo-se os conceitos facilita-se depois a conversão para qualquer linguagem de programação. Aprenderemos neste curso de Lógica de Programação os elementos mais essenciais da programação utilizando o que conhecemos como Português Estruturado, isto é, um pseudo-código em português.
Índice
1 Constantes e variáveis
1.1 Tipos de variáveis
1.2 Modelo de pseudo-código
1.3 Exemplo de programa em pseudo-código
1.4 Atribuição de valores às variáveis
2 Ver também
3 Exercícios
4 Bibliografia
Constantes e variáveis[editar | editar código-fonte]
Uma máquina computacional é essencialmente uma máquina de entrada/saída de dados. Podemos definir dois tipos de dados : constante, que é um determinado valor fixo que não se altera até o término do programa e variável que corresponde a uma posição na memória do computador que armazena um determinado dado que pode ser modificado ao longo do programa.
Tipos de variáveis[editar | editar código-fonte]
Ao determinarmos uma variável ela aloca uma determinada posição na memória do computador. Assim há a necessidade de determinarmos o tipo da variável de modo a se ter espaço suficiente para a alocação de qualquer dado do tipo declarado.
Numérico: variável que armazena dados de números. Alguns pseudo-códigos segmentam este tipo de variável em real e inteiro, i.e. dados numéricos reais (com casas decimais) e inteiros.
Caracter: