PS NILTON LINS
KELLY SABRINA
JOSENITA NUNES
FRANCILANE BRANDÃO
VALCICLÉIA SANTOS
PRIMEIROS SOCCOROS
PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA
MANAUS
2014
INTRODUÇÃO
PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA (PCR)
Parada cardíaca é a parada das contrações do coração. A respiração pode deixar de existir e o coração ainda assim continuar a bater por uns momentos, mas o contrário é impossível. Na constatação da parada cardiorrespiratória deve-se aplicar de imediato a massagem cardíaca externa.
Essa parada pode se dar por:
Afogamento;
Acidentes por eletricidade;
Forte pancada na cabeça;
Envenenamento;
Hemorragias graves.
SINTOMAS
Inconsciência;
Parada respiratória;
Ausência de pulso e movimentos cardíacos;
Dilatação da pupila;
Extremidades arroxeadas;
Ausência de movimentos respiratórios.
REANIMAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA BÁSICA É um conjunto de procedimentos de emergência, que consistem no reconhecimento da parada respiratória e cardíaca, e na aplicação das manobras para tentar reverter este estado.
Utiliza-se como regra as letras A, B e C para lembrar a sequência de prioridades ao abordar o paciente: A (Airway – Vias aéreas), B (Breathing – respiração) e C ( Circulation – circulação).
PASSO A PASSO
Exemplo:
Em uma linha de produção, funcionárias trabalham tranquilamente, quando de repente, uma das funcionárias começa a ter manifestações de uma parada cardiorrespiratória.
Suas companheiras, socorristas, começam a prestar os primeiros socorros:
Elas deitam a vítima sobre uma superfície dura, e com a palma da mão sobre a outra e os braços esticados, uma delas faz pressão sobre o final do esterno, deixando que o peso do corpo realize o trabalho, enquanto a outra procura sentir o pulso e depois entra em contato com o SAMU.
Enquanto eles não chegam elas revezam para que quem esteja prestando a reanimação descanse, pois o cansaço diminui a eficácia do trabalho.
A massagem deve ser vigorosa, possibilitando à outra pessoa sentir o