Pré socráticos
O mito é uma narrativa de caráter simbólico (representação), relacionada a uma certa cultura. O mito procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, às origens do mundo e do homem por meio de deuses, semideuses e heróis. O mito está associado ao rito. O rito é o modo de se por em prática o mito na vida do homem, em cerimônias, danças, orações e sacrifícios. O termo mito é utilizado de uma forma pejorativa (vulgar, sem importância) para se referir as crenças comuns consideradas sem fundamento objetivo ou cientifico, e vistas apenas como estórias de um universo fantasioso de diversas comunidades Na maioria das vezes, o termo se refere especificamente aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem uma mitologia.
Pré Socráticos
No estudo da historia da filosofia, os primeiros filósofos são chamados de pré-socráticos. Apesar de passar a ideia de que existiram antes de Sócrates, o termo pré-socrático indica uma tendência de pensamento, estando relacionado também com filósofos que viveram na mesma época de Sócrates e até mesmo depois dele. Aquilo que une os filósofos pré-socráticos é a preocupação em perguntar e compreender a natureza do mundo (a Physis – o mundo físico). Queriam entender a origem, aquilo que originou todas as coisas, o principio delas.
Sócrates
Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 a.C, e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Poder afirmar que o filosofo Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Seus primeiros estudos e pensamentos decorrem sobre a “essência da natureza da alma humana”, “ o conhecimento de si mesmo”. A sua filosofia se chamava maiêutica (parto), e declara auxiliar os partos do espírito (conhecimento), como sua mãe auxiliara os partos do corpo.
Filosofo Platão
Este importante filosofo grego nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C e morreu em 347 a.C. É considerado um dos principais pensadores gregos, pois