Pré-socráticos
1) Qual a importancia dos pré-socráticos para filosofia?
R.: Os pré-socráticos serviram de o ponto de partida para filosofia, com os seus conhecimentos ainda limitados porém bastante itueis os quais foram aperfeiçoados por Sócrates.
2) O que distingue a escola Jônicas das escolas Itaianas?
R.: A escola Jônica caracterisava-se pelas teorias sobre a natureza. Tales explicava a realidade natural a partir dela mesma; enquanto as escolas Italianas tinham outra visão, dando sentido ao surgimento da lógica e da metafisica. Matemática de Pitágoras.
3) Qual a distinção entre a doxografia entre fragmentos?
R.: A doxografia consiste em sínteses do pensamento desses filosofos e comentarios deles, geralmente breve por outros autores de periodos posteriores, indo basicamente de Aristóteles a Simplício. Já os fragmentos são citações de passagens dos próprios filosofos pré-socráticos encontradas tambem em obras posteriores. A principal diferença entre elas é a seguinte: enquanto o fragmento nos dá as próprias palavras do pensador, a doxografia apresenta seu pensamento nas palavras de outro.
4) Quais os argumentos dos monitas (Parmênides) e dos mobilistas ( Heráclito)
R.: Mobilista (Heráclito) Mobilismo é uma concepção segundo a qual a realidade natural se caracteriza pelo movimento. Todas as coisas estão em constante fluxo.. foi um filósofo pré-socrático considerado o "pai da dialética".(A tradução literal de dialética significa "caminho entre as idéias argumentação ".
Recebeu a alcunha de "Obscuro" principalmente em razão da obra a ele atribuída porDiógenes Laércio, Sobre a Natureza, em estilo obscuro, próximo ao das sentenças oraculares.
Na vulgata filosófica, Heraclito é o pensador do "tudo flui" (panta rei) e do fogo, que seria o elemento do qual deriva tudo o que nos circunda.da filosofia de Heráclito parece, à primeira vista, muito contraditório; mas nela se pode penetrar com o conceito e assim descobrir, em Heráclito, um homem de