Pré - Sal
Aluna: Juliane Cristina 302
Disciplina: Geografia
Professora: Roseli
Pré-Sal
Jaraguá do Sul
Maio/2013
Introdução
O Pré-Sal, nada mais é que uma camada geológica, que reserva petróleo e gás natural; estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal. O Pré-sal está situado entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, na região litorânea. Neste trabalho vou mostrar sua definição, e esclarecer demais dúvidas sobre este tema.
O Pré-Sal
Trata-se de uma das camadas de rochas da Terra. Abaixo do sal, aí vem o nome pré-sal. O Sal, nada mais é que uma camada antiga que foi depositada durante o processo de abertura do oceano Atlântico, após a quebra do Gonduana (supercontinente, que teoricamente afundou formando a junção oceânica das placas americanas e africanas respectivamente) e suposto afastamento entre a América do Sul e a África - processo iniciado há cerca de 120 milhões de anos. As camadas mais recentes de sal foram depositadas durante a última fase de mar raso e de clima semiárido árido. Possuindo cerca de dois quilômetros de espessura.
O Pré-Sal brasileiro
Nas rochas da camada pré-sal existentes no mundo, a primeira descoberta de reserva petrolífera ocorreu no litoral brasileiro, que passou a ser conhecida simplesmente como "petróleo do pré-sal" ou "pré-sal". Estas também são as maiores reservas conhecidas em zonas da faixa pré-sal até o momento identificadas. Esta camada compreende uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros; Englobando o Espírito Santo, Santa Catarina, abaixo do leito do mar, além das bacias sedimentares do Espírito Santo, Campos e Santos. Ela é chamada de pré-sal, em razão da escala de tempo geológica, ou seja, o tempo de formação do petróleo. A camada de reserva de petróleo se formou antes (daí o termo