Pré Sal como Hard Power brasileiro
Resumo Este artigo tem como objetivo mostrar a força, partindo da teoria de hard power criada por Joseph Nye, que a camada pré-sal vem proporcionando para o Brasil em termos de crescimento de desenvolvimento econômico, tecnológico. Além dos benefícios que poderá trazer para o país se bem investidos os lucros que estão por vir com a extração do petróleo.
Palavras chave: Pré-sal. Hard Power. Petróleo. Brasil. Desenvolvimento. Tecnologia.
Abstract This article aims to show the strength, based on the theory of hard power created by Joseph Nye, the pre-salt layer is providing to Brazil in terms of economic growth, technological. In addition to the benefits that can bring to the country and invested the profits that are to come with the extraction of oil.
Keywords: Pre-salt. Hard Power. Oil. Brazil. Development. Technology.
Ao longo dos anos o Brasil vem crescendo e se destacando como um país de referência internacional frente a forma como vem desenvolvendo sua política, sua economia e suas tecnologias, investindo seu dinheiro em busca de melhorias. Um dos principais motivos para esse destaque acontece pelo fato de o Brasil ser um país produtor de petróleo (uma fonte de energia natural finita, que dá base para a fabricação de inúmeros bens necessários para nosso dia a dia). Descoberto no século XIX, derivado de xisto betuminoso e de carvão, representou e ainda representa para os países produtores, sinal de poder e de riqueza. Responsável por gerar inúmeros desentendimentos e guerras inter-estatais, sua história mostra-se capaz de demonstrar parte do desenvolvimento da humanidade, da dependência criada em cima de um mundo que visa o capitalismo e principalmente do quanto este bem natural é essencial para manter a economia e o desenvolvimento do mundo todo, por não ter nada que possa o substituir. (MINADEO, 2002) Dada importância do petróleo, bem como do pré-sal, tendem a representar