Pré prova
Foucault introduz o seu pensamento moral, elaborando uma noção de sujeito moral a partir da noção de modos de subjetivação, para ele toda a ação moral é uma relação que um sujeito estabelece com os códigos de morais, normas, costumes e consigo mesmo. Foucault entende o poder não como um objetivo natural, mas uma pratica social expressa por um conjunto de relações. Trata-se de colocar o sujeito no centro da reflexão, mas um sujeito liberado dos atributos, que lhe foram dados pelo saber moderno, pelo poder disciplinar e normalizador.
O filme Detenção, é centrado em um grupo de homens que em busca de dinheiro fácil, se oferecem para serem voluntários em uma experiência cientifica comportamental.
Confinados em uma prisão abandonada eles são divididos em dois grupos, os prisioneiros e os guardas. No decorrer do filme eles passam por varias situações onde o objetivo é analisar como o ser humano lida com as regras, o poder e o controle sobre o próximo.
O dever dos guardas era fazer com que os detentos cumprissem as regras estabelecidas, e quando não eram cumpridas, eles puniam os detentos. Isso acabou virando um circulo vicioso gerando um caos no experimento. O filme nos mostra discussões a respeito das consequências da falta clareza sobre as regras impostas a um grupo de pessoas, efeitos das punições sobre o comportamento e conflito entre valores pessoais, morais e situações