Pré- projetos de inclusão de egressos do sistema penitenciário de curitiba ao meio sócio-familiar
Pré-Projeto de Inclusão de Egressos do Sistema Penitenciário de Curitiba ao Meio Sócio-Familiar
CURITIBA
2011
ANDRÉ GORNY
MANOEL NETO
Pré-Projeto de Inclusão de Egressos do Sistema Penitenciário de Curitiba ao Meio Sócio-Familiar
Orientação: Profª. Drª. Roberta Kafrouni
CURITIBA
2011
“As prisões não se destinam a sancionar a infração, mas a controlar o indivíduo, a neutralizar a sua periculosidade, a modificar as suas disposições criminosas”.
Michel Foucault
1. Dados de Identificação
1. Campo de Estágio
Estágio Supervisionado em Psicologia Sócio-Comunitária
2. Estagiários
André Gorny
Manoel Neto
3. Supervisor
Profª. Drª. Roberta Kafrouni
2. Introdução
2.1 Objetivos do Trabalho
- Levantamento de necessidades e elaboração de projeto de apoio e inclusão de egressos do sistema penitenciário de Curitiba ao meio sócio-familiar.
2.2 Apresentação do Campo de Estágio
2.2.1 Histórico do Patronato Penitenciário
Conforme apresentado no site do DEPEN-PR, o Patronato Penitenciário tem por finalidade atender egressos beneficiados com a progressão para o regime aberto, liberdade condicional, sentenciados com trabalhos externos, liberdade vigiada, prestação de serviços à comunidade e os com suspensão condicional da pena (sursis), por determinação da Vara de Execuções Penais, dos Juízes das Varas Criminais e Justiça Federal, com penas restritivas de direito.
Objetivos do Patronato
• Prestar assistência aos albergados e aos egressos. • Fiscalizar o cumprimento das penas de prestação de serviço à comunidade e de limitação de fim-de-semana. • Orientar os condenados à pena restritiva de direitos. • Colaborar na fiscalização do cumprimento das condições da suspensão e do livramento condicional. • Acompanhar os egressos no seu cumprimento da pena. • Desenvolver projetos de pesquisa para