PRÉ -PROJETO
DELIMITAÇÃO DO TEMA: Leitura como prática social e interativa.
PROBLEMATIZAÇÃO.
Partindo do princípio de que a leitura é condição fundamental para a formação do indivíduo, nos faz questionar, será que a leitura é vista como prática social ou apenas como decodificação dos signos linguísticos?
JUSTIFICATIVA.
A justificativa deste se dá por saber que a leitura tem um papel muito importante na via do ser humano, e que através dela nos comunicamos, interagimos e agimos diante as questões que a vida nos apresenta.
OBJETIVO GERAL.
Compreender a importância da leitura como prática social e interativa na formação do indivíduo. .
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
compreender a importância da leitura; reconhecer a leitura como prática social; reconhecer a leitura como processo interativo;
METODOLOGIA:
O trabalho aqui apresentado consiste numa pesquisa bibliográfica, tendo como base fundamental, as concepções e conceitos de Ângela Kleiman, Silva, PCN´s e outros, onde leituras, fichamentos, resumos e interpretações dos referenciais teóricos selecionados serão feitos, seguido de escrita dos resultados alcançados.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.
A leitura é um tema muito estudado na contemporaneidade, pois ela é responsável por desenvolver no sujeito, capacidades interpretativas que o qualifica para enfrentar o mundo ao seu redor.
Segundo Kleiman (1989) “leitura é um ato social, entre dois sujeitos, leitor e autor que interagem entre si, obedecendo a objetivos e necessidades socialmente determinados”. Portanto essa interação estabelece uma produção de sentido entre a escrita e a leitura.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais leitura
“não se trata simplesmente de extrair informações da escrita, decodificando-a letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade a implicar, necessariamente compreensão na qual os sentidos começam a ser construídos antes da leitura propriamente dita” (PCN´s 2001,