Pré projeto
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – FACISA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA SAÚDE MENTAL
ALINE PIAIA
ANDRÉIA BAGGIO
Xaxim, SC – 2014
Sumário
1. OBJETIVO GERAL
Estudar os vínculos familiares de indivíduos que são diagnosticados com transtorno mental no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) do município de Nova Itaberaba e de Lajeado Grande, Santa Catarina.
1.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Conceituar o que é Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) no Município de Nova Itaberaba e de Lajeado Grande.
2. Compreender a importância dos vínculos familiares em relação a saúde mental no municípios de Nova Itaberaba e de Lajeado Grande e de como estes vínculos são abordados no trabalho do CRAS.
2. JUSTIFICATIVA
O estagio de observação será realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Nova Itaberaba e de Lajeado Grande, Santa Catarina, terá como foco visualizar a importância dos vínculos familiares para a saúde mental, visando a proteção e o atendimento integrado a família (PAIF).
O Cras é uma Unidade responsável pelos serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, em que atendem famílias com situação de vulnerabilidade e de risco social. Nestes locais são realizados projetos de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos; oficinas de inclusão produtiva; visitas domiciliares e atendimentos realizados no local.
Neste estagio terá uma grande importância os meios de contatos da assistente social e da psicóloga no Cras com os indivíduos, observando a estrutura e os vínculos familiares, descrevendo as dificuldades em que as famílias enfrentam com a situação de vulnerabilidade social. Contribuindo como um novo conhecimento, experimentação, agindo de forma que as pessoas não tenham preconceitos trazendo