PRÉ- PROJETO
Curso de Letras
Maria Inês da Silva
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Aquidauana
2013
Maria Inês da Silva
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como requisito parcial da disciplina de Metodologia de Pesquisa II.
Profa. Me. Janaína Zaidan B. Fonseca
Aquidauana
2013
SÙMARIO
1 INTRODUÇÃO
A Língua Portuguesa, como todas as línguas do mundo, não se apresenta de maneira uniforme em todo o território brasileiro. Sendo assim é necessário reconhecer estas variações e respeitá-las. Em alguns contextos o ensino de língua despreza estas variações impondo aos alunos um único modo de falar, como se não houvesse variações. Elas existem e precisam ser respeitadas por tratarem da mesma língua. O primeiro capitulo deste trabalho apresenta a Sociolinguística, que veio para tratar das relações entre linguagem e sociedade, destacando os estudos sociolinguísticos no Brasil.
Na sequência, o segundo capítulo trata das novas perspectivas de ensino considerando que a linguagem é uma forma de interação entre as pessoas e que é papel da escola ensinar as falas adequadas ao uso (BRASIL,1997). Também consta neste capítulo a subseção Sociolinguística e Sociedade , tratando das dificuldades que, segundo os autores pesquisados, o professor encontra para adotar um postura adequada para o ensino da língua em que se inclua a identificação das diferenças e a conscientização. Ao analisar as variações linguísticas presentes no contexto escolar e a forma como são tratadas em sala de aula, esta pesquisa trará à reflexão a importância de se repensar o ensino da língua, reconhecendo e respeitando a recorrência dessas variações linguísticas, considerando as diferenças sociolinguísticas dos educandos, sociedade. Isto porque a língua é faculdade