Pré-projeto
“Um olhar sobre a construção de conhecimento”
INTRODUÇÃO:
O discurso literário tem estudado diversos tipos de textos como: publicitário, religioso, político, jornalístico, literário, etc. Trás em certa medida a marca da opacidade, abre-se um tipo específico da descodificação ligado à capacidade e ao universo cultural do receptor.
Os textos persuasivos estão presentes em diversos, momentos da história literária, como no naturalismo, romantismo, e modernismo, percebendo o alto índice de multissignificação dessa modalidade, de antemão quando travamos contato, sabemos se especial e distinta da modalidade própria do uso cotidiano.
Podemos caracterizar as especificidades da literatura, graças ao desenvolvimento dos estudos e das pesquisas, temos capacidade de indicar traços peculiares e identificadores do discurso literário.
Os sentidos atribuídos ao termo da literatura variaram ao longo da história e apresentam variáveis em cada leitor. Portanto implica conhecer os infinitos nuances que vão assumindo na obra de um mesmo autor, nos autores de uma mesma geração, como na sucessão de autores, obras, e época literárias e artística.
Vejamos agora um breve poema de Manuel Bandeira: IRENE DO CÉU Preta Irene Irene boa Irene sempre de bom humor.
Imagino Irene entrando no céu -Licença meu branco! E São Pedro bonachão:
-Entra Irene, você não precisa pedir licença.
O texto centraliza-se na humildade e simplicidade, remete a uma realidade social brasileira.(explicar)
O poema mobiliza elementos de nossa emoção relacionados com a formação cristã, traz elementos narrativos e traços da linguagem dramática, existe dimensão conotativa.
Gêneros:
No discurso literário encontramos o uso da polifonia como seu traço caracterizador, possibilitando os signos linguisticos, as frases e as sequências de assumir múltiplos significados. (explicar)
Os gêneros literários do discurso foram inicialmente uma preocupação da retórica e da poética