pré projeto empreendedorismo
O presente trabalho aborda o planejamento como fator preponderante no desenvolvimento de uma organização, trata-se de um processo contínuo que praticado de forma apropriada agrega diversos benefícios á empresa.
“[...] O desenvolvimento de planos deve constituir-se de um processo proveitoso e produtivo, com a dosagem correta de formalidade, o que significa simplicidade e objetividade [...]” (Bernardi, 2011, p. 6).
A utilização do planejamento estratégico bem como do plano de negócios em qualquer empreendimento, deve ser de forma objetiva, focado na tomada de decisão e nas estratégias relacionadas ao desenvolvimento do projeto, são ferramentas importantes no meio empresarial.
“Assim, podemos entender o PN como sendo um “documento vivo” que descreve os principais aspectos da empresa em questão. A expressão documento vivo é utilizada por que o PN deve ser entendido como um processo e não como um produto, ou seja, mais como um caminho do que como “ponto de chegada”. Isso ocorre por que o PN deve ser constantemente atualizado para refletir as mudanças do ambiente no qual a empresa está inserida. Assim, de forma resumida, o PN é um documento que fornece as informações básicas [...]” (Bizzotto, 2008, p.24, grifo do autor).
Permite estruturar visões amplas de um negócio já definido, diminuindo riscos, estabelecendo metas, definindo: a quem vai ser oferecido o serviço prestado, de quanto será o investimento necessário para o novo negócio, para quando estará previsto o retorno financeiro, quais os riscos gerados pela concorrência e analise de pontos fortes e fracos no ambiente em que atua.
Quais estratégias necessárias para abertura de uma empresa? A falta de qualquer estratégia acarreta um empreendimento, sem rumo, onde não se sabe para onde vai, nem o que se pretende alcançar é sucumbir ao fracasso. Vale salientar que nem todo planejamento é sinônimo de sucesso, tem estratégias bem trabalhadas e outras mal trabalhadas, sendo que essas são