Pré projeto / educação especial inclusiva
Tema: Inclusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nas classes comuns de ensino regular.
A evolução da sociedade e os discursos sobre os direitos humanos nos fazem pensar em novas possibilidades de ensino. As teorias de Jean Piaget e Vygotsky, ambas destacam um papel determinante da interação do sujeito com o mundo que o cerca. A LIBRA Língua Brasileira de Sinais torna-se um recurso imprescindível para que haja a comunicação entre pessoas surdas com as demais de sua convivência, tornando-se base facilitadora dessa interação e convivência.
Delimitação do Tema: Através do planejamento e desenvolvimento de atividades buscar situações em que os alunos trabalhem a cooperação entre eles, que venham a experimentar situações do dia a dia de forma desafiante para transporem as barreiras impostas pela sociedade e venham aprender, respeitar e a valorizar as diversidades por eles encontradas. O Projeto de Inclusão da Língua de Sinais em classes comuns de ensino regular somente irá contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento dos vínculos com a inclusão nas unidades regulares de ensino. Pergunta de pesquisa: Quando crianças notam que uma pessoa se comunica de maneira diferente dentro das unidades regulares de ensino ocorre o surgimento da curiosidade por esta maneira diferente de comunicação. Esta curiosidade leva a inquietações, então porque não aproveitar efetivamente esta oportunidade deste convívio com pessoas surdas que dominam LIBRAS e assim favorecer inclusão entre toda a comunidade escolar?
Objetivo Geral: Promover o aprendizado e desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais,e a inclusão da diversidade em classes comuns,