Pré projeto de interveção
CONSCIÊNCIA NEGRA: Uma visão da cultura Afro baseado na analise cultura de uma comunidade quilombola.
PROFESSORA: Rosy Alves
“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro...”
Gilberto Freyre, Casa Grade e
Senzala
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Tema: Consciência Negra: Resgatando as Origens
Tempo de execução: uma semana – 19/11/2012 a 23/11/2012
Culminância: Dia 23 de novembro.
Característica: Projeto de intervenção interdisciplinar, envolvendo História, Língua Portuguesa, Geografia, Artes e Educação Física, Musicas.
BLOCO TEMÁTICO:
• Cultura, Historia e a Diversidade: Quais as que fazem parte da nossa cultura e que adquirimos por influencia africana?
• Etica, Educação e Etnia: Será mesmo que hoje o negro e valorizado e respeitado?
• Direitos Humanos e a Igualdade: Na nossa sociedade qual a visão que temos do negro?
JUSTIFICATIVA
O presente projeto faz uma análise sobre o negro no Brasil, sua importância na história oficial e sua participação ativa em diversos momentos da história social do Brasil.
Desse far-se-a referência a história dos remanescente de quilombos, a história da África e dos africanos, suas origens, a luta do negro no Brasil, a cultura negra brasileira, a formação da sociedade e principalmente resgatar a contribuição do povo negro na área social econômica e política do Brasil.
Será dado o enfoque a historicidade do povo negro, destacando as lutas para conquista da formação dos quilombos nos dias atuais, para que haja uma nova visão sobre a diversidade da cultura brasileira, suas conquistas e garantia do espaço que lhes foi negado no decorrer de sua história em sociedade.
Nesse intuito busca-se a construção de estratégias que produzam um menor índice de desigualdades sociais ,garantindo também a diminuição das