Pré-Modernismo
Profª. Maiquel Laux
CONTEXTO HISTÓRICO DO BRASIL
Guerra de Canudos (1896-1897)
Marginalização dos negros recém libertados.
Substituição da mão de obra escrava pela de imigrantes. Greves operárias em São Paulo, Recife e Rio de
Janeiro.
Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Política do café com leite.
PRÉ-MODERNISMO
* Período que não é um movimento literário, mas sim uma época de transição das estéticas vigentes ainda em fins do século XIX e início do XX.
* O fator característico dessa fase é o nacionalismo temático: um nacionalismo crítico, questionador, muito diferente da visão idealizada dos românticos.
*
* No entanto, essa literatura não era a que agradava aos governantes do país: para os tais, o texto literário deveria expor a face bela e modernizante que o Brasil vivia.
* A literatura passa a ser um instrumento para que os brasileiros conheçam melhor o seu Brasil. O fazer literário se torna uma forma de ação social.
BRASIL E SEUS BRASIS:
DESIGUALDADE SOCIAL
IMPORTANTE SABER...
* Os escritores pré-modernistas se encarregaram de revelar o país dos contrastes, os locais onde a modernidade não chega, inclusive, até os dias de hoje.
* Os tipos humanos marginalizados, como o sertanejo nordestino, o habitante dos subúrbios cariocas, o caipira paulista, ganharam espaço - e com eles a realidade de que faziam parte.
* O Brasil encontrou-se com os diferentes "Brasis" nesse trabalho de investigação e análise da realidade cultural.
CARACTERÍSTICAS DO PRÉ-MODERNISMO
* Ruptura com o passado
Inovação nas obras, rompimento com os moldes préestabelecidos das obras dos períodos anteriores. A linguagem de Augusto dos Anjos, por exemplo, é cheia de palavras não-poéticas (cuspe, vômito, escarro, vermes...), oposição direta ao modelo parnasiano, ainda em vigor na época. * Denúncia da realidade brasileira
O Brasil deixa de ser idealizado e os verdadeiros problemas são mostrados,