pré-historia
Tempos geológicos e Vida na Terra (passando pelo surgimento e evolução do homem no planeta).
A vida na Terra é dividida em: Pré-história / Idade Antiga / Idade Média / Idade Moderna / Idade Contemporânea.
Para se compreender o contexto da Pré-História, é preciso dividir a origem e as transformações ocorridas em períodos. Primeiramente, façamos uma análise generalizada de como a ciência explica o surgimento do Universo há cerca de 18 bilhões de anos, e dos Planetas, incluindo a Terra e os as primeiras formas de vida, há 5 bilhões de anos.
Os primeiros seres vivos surgiram na água, aproximadamente, há 1 bilhão de anos. Atualmente, ainda é possível encontrar bactérias que datam de 3,5 milhões de anos. Um exemplo delas é a conhecida como estromatolite, facilmente encontrada na Austrália, juntamente com outros fósseis que ainda não foram classificados.
Entende-se por Pré-História o período compreendido entre o aparecimento dos primeiros homínidas, por volta de 1000000 a.C, e os primórdios dos registros escritos, em 4000 a.C.
Podemos dividir essas transformações ocorridas no planeta em quatro seguintes períodos:
Era Pré-cambriana
Logo na fase primitiva, ocorre o surgimento de oceanos, rios, lagos e de montanhas. Há, também, o aparecimento das primeiras plantas classificadas como algas multicelulares, e das primeiras formas de vida, como as bactérias, os vermes e as águas vivas, animais multicelulares de corpo mole.
Era Paleozoica
Pertencente à fase primária, nela, ocorre o surgimento dos continentes, das plantas e das florestas formadoras de carvão. Dentre o aparecimento de animais, encontram-se os peixes, os insetos alados, os anfíbios, os répteis, os invertebrados com concha e as algas mais complexas. Além da grande quantidade de fósseis de animais, verifica-se também a