Práticas significativas de alfabetização
ALFABETIZAÇÃO E MATEMÁTICA OU ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA?
Quero começar nossa disciplina com um vídeo produzido pela Secretaria de Educação do Paraná (Multimeios Pr), em homenagem ao Dia da Matemática, comemorado no dia 06 de maio, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gSGvS-vwaSI&feature=related – acesso em 08 de maio de 2012.
Você viu no vídeo?
A Matemática, considerada tão difícil por alunos e até por professores, tem representantes brasileiros praticamente desconhecidos por nós e que, para serem reconhecidos, utilizavam pseudônimos.
Veja a história de Malba Tahan, contada no Canal Futura e disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=og2R0W-0dIM&feature=related - – acesso em 08 de maio de 2012.
Agora, vamos ler o que Paulo Freire disse sobre o assunto, em uma entrevista gravada para o Oitavo Congresso Internacional de Educação Matemática, onde dizia: “eu acho que uma preocupação fundamental, não apenas dos matemáticos, mas de todos nós, sobretudo dos educadores, a quem cabe certas decifrações do mundo, deveria ser essa: a de propor aos jovens, estudantes, alunos homens do campo, que antes e ao mesmo em que descobrem que 4 por 4 são 16, descobrem também que há uma forma matemática de estar no mundo. Eu dizia outro dia aos alunos que quando a gente desperta, já caminhando para o banheiro, a gente já começa a fazer cálculos matemáticos. Quando a gente olha o relógio, por exemplo, a gente já estabelece a quantidade de minutos que a gente tem para, se acordou mais cedo, se acordou mais tarde, para saber exatamente a hora em que vai chegar à cozinha, que vai tomar o café da manhã, a hora que vai chegar o carro que vai nos levar ao seminário, para chegar às oito. Quer dizer, ao despertar os primeiros movimentos, lá dentro do quarto, são movimentos matematicizados. Para mim essa deveria ser uma das preocupações, a de mostrar a naturalidade do exercício matemático. Lamentavelmente, o que a gente